Thursday, July 08, 2010

Quem vai liderar a mudança de paradigma urbano no Brasil?


As pessoas precisam se deslocar de suas casas para diferentes locais, para realizar suas atividades, com conforto, rapidez e segurança. Entre essas atividades, destacam-se: o trabalho, a educação e o lazer.

O modo de transporte mais apreciado pela maioria é o automóvel, pelas razões óbvias da conveniência de transporte de porta a porta, desde que haja onde estacionar. Porém, o acesso ao automóvel depende da renda para sua aquisição e manutenção. Assim, o preço do combustível é um dos parâmetros a ser considerado na localização das residências em relação às demais atividades.

O modelo norte-americano de ocupação do espaço regional, que decorreu em grande parte pelo custo de transporte e preço da terra, fez com que as cidades se diferenciassem do paradigma brasileiro.

No caso dos EUA, a localização metropolitana das habitações facilitou a idéia de implantação de sistemas ferroviários para o transporte de passageiros para as cidades, denominados metropolitanos, ou simplesmente metrôs, com terminais nos Central Business Districts – CBDs.

Na teoria econômica urbana, de acordo com Von Thünen, o preço da terra varia com a distância ao CBD. Quanto mais afastado do CBD for o lote de terra, mais barato é. O que é um estímulo para a descentralização das moradias e de atividades para pequenos núcleos metropolitanos.

No entanto, isto tudo pode passar por grandes mudanças em decorrência das inovações tecnológicas. A Internet, por exemplo, é uma inovação que já mudou, em parte, este paradigma. Outras inovações estão a caminho, tais como: carro elétrico, carro-avião, veículos movidos a hidrogênio, e outras que certamente virão.

Morar no campo e trabalhar na cidade poderá ser uma realidade no Brasil do futuro. Se isto se concretizar não haverá a necessidade de estimular o adensamento urbano para justificar e viabilizar investimentos elevados em sistemas de transporte ferroviários urbanos.

Se a necessidade é dita ser a mãe da invenção, então uma inovação deve atender a uma necessidade. Inovações existem muitas. Cada uma mostra a sua viabilidade num local ao longo do tempo. Por exemplo: sistema metropolitano de transporte existe em Londres há mais de 100 anos!

A hora talvez seja a de pensar em planejar novas cidades nas regiões metropolitanas do Brasil. Os líderes constroem o futuro. Os liderados pagam a conta e usufruem os benefícios. Para onde iremos?

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